Diversas possibilidades para entretenimento no Ubuntu, usando alternativas que dispensam a instalação de jogos no Linux!
O Ubuntu não é o sistema operacional ideal e recomendado para usar o computador como forma exclusiva de recreação e lazer. Afinal, nem todos games pesados e de última geração são compatíveis com o sistema operacional e em algumas ocasiões, são necessários alguns softwares de compatibilidade com o Windows para deixar certos softwares de entretenimento funcionando corretamente. No entanto, há algumas alternativas básicas para trazer a diversão para o seu Ubuntu.
Uma das ferramentas mais legais de entretenimento do Ubuntu é o Totem. Prático de ser utilizado, esse software, que é o padrão para vídeos no sistema operacional, tem a opção para buscar e baixar vídeos do YouTube.
Através do Totem, é possível baixar muitos vídeos e assisti-los mesmo quando estiver desconectado. Isso tira a necessidade de sempre entrar no navegador para assistir o YouTube, e também oferece a praticidade de ver sem estar online. No entanto, não é possível baixar a maioria dos vídeos de música por questões de direitos autorais.
Já o software de streaming Netflix também pode ser utilizado fora do navegador, mas para rodar no seu Ubuntu é preciso fazer uma "ponte" para tal. Já falamos sobre isso aqui mesmo, lá na época do Ubuntu 12.10, quando a maior audiência da Netflix era ainda através de computadores.
Muito importante para reproduzir programas do Windows, o Wine funciona de maneira prática e serve para rodar vários softwares do Windows que são próprios para desktop e que não possuem versões específicas para o Ubuntu.
O poker também é uma alternativa bem interessante para os usuários do Ubuntu. Através do PokerStars, por exemplo, é possível utilizar o software da empresa. Além disso, quando estiver fora do computador, é possível continuar a praticar com as inúmeras opções de utilizá-lo em muitos dispositivos. Uma maneira de utilizar o aplicativo desktop é também por meio do Wine.
Os games também podem ser jogados no Ubuntu, apesar de alguns serem exclusivos para Windows. E para tal, o PlayOnLinux é o mais recomendado. Com uma interface parecida com o Wine, é fácil utilizá-lo e explorar o melhor da sua máquina para os games. Na última atualização, por exemplo, o popular League Of Legends entrou na lista dos jogos suportados. E não é só na parte dos jogos que o PlayOnLinux trabalha, como pode ser visto na lista oficial do site. Softwares muito úteis na rotina, como Microsoft Office 2013, Adobe Dreamweaver, Adobe Premiere Pro, 7-Zip e tantos outros podem ser rodados através do PlayOnLinux.
Já com suporte próprio e no GNOME Software, é possível baixar a Steam. Loja virtual de jogos, eles contam com um acervo gigantesco de games, alguns deles muito populares como NBA 2K e Counter Strike: Go. Além de poder ser baixado pelo GNOME Software, é possível instalar a Steam por comando no Terminal.
Uma novidade legal no mundo do entretenimento no Linux e derivados é o fato de que, de acordo com o site Android Police, logo o Google Chrome OS começará a ter suporte para aplicativos do sistema operacional, o que vai abrir um grande leque de opções para os usuários.
O Ubuntu e seus derivados estão cada vez mais ligados na tendência dos games e entretenimento através de softwares. Com as opções já atuais, basta um pouco de paciência para instalar e ler tutoriais de instalação de aplicativos para você ter várias opções de diversão nesse sistema operacional.