Utilize facilmente o Terminal do Ubuntu para Instalar e Desinstalar programas. Saiba diferenciar os comandos "apt-get remove" e "apt-get purge".
Neste tutorial vamos utilizar o comando "apt-get", que é um Gerenciador de Pacotes que permite a instalação, atualização e desinstalação de programas no Ubuntu via Terminal (linha de comando). Acompanhe abaixo:
Observação:o comando sudo permite a execução de comandos com privilégios de superusuário (root).
Instalação de Pacotes (programas):
1)- Vamos primeiramente atualizar a Lista de Pacotes. Abra o Terminal (Ctrl+Alt+T), digite o comando abaixo e pressione a tecla Enter;
sudo apt-get update
2)- Depois de tudo atualizado, você deverá digitar o comando abaixo e pressionar a tecla Enter.
sudo apt-get install nome_do_pacote
Desinstalação de Pacotes (programas):
Comando "apt-get remove": remove apenas os binários e dependências que não são mais utilizados, mas os arquivos de configuração permanecem.
sudo apt-get remove nome_do_programa
Comando "apt-get purge": remove tudo, até os arquivos de configuração.
Neste tutorial, veremos como efetuar a instalação do Ubuntu 12.04 em um computador com o Windows 7 já instalado em sua única partição do disco (espaço total ocupado pelo Windows 7).
O Mundo Ubuntu é um site que se preocupa em transmitir informações essenciais sobre a distribuição linux Ubuntu. O nosso objetivo é auxiliar a todos aqueles que se interessam em experimentar um sistema operacional que seja rápido, que apresente todos os aplicativos do dia-a-dia e que seja totalmente gratuito.
Aqui você sempre encontrará soluções para tornar mais fácil a sua experiência com o sistema operacional Ubuntu, pois o nosso site conta com vários menus contendo as explicações necessárias para o que você deseja.
Todas as informações que você encontra nos nossos menus (Tutoriais, Dicas, Videoaulas, Educacionais e Jogos), foram devidamente testadas e aprovadas para o Ubuntu, pois a nossa maior preocupação é a de sempre indicar para você os melhores aplicativos e procedimentos!
Mundo Ubuntu é desenvolvido e administrado por dois entusiastas do código livre, Edvaldo Marques e Henrique Monteiro, que viram a necessidade de compartilhar informações sobre a mais promissora distribuição Linux da atualidade, o Ubuntu.
{google}
Temos muito orgulho e prazer de apresentar para você, informações sobre um sistema operacional que realmente surgiu para reforçar todos os conceitos de liberdade, compartilhamento e união entre todos os seus usuários! O Ubuntu é tudo isto, pois você tem a liberdade de fazer o download dele gratuitamente e na sua versão completa (sem expiração), de instalar em quantos computadores quiser, de compartilhar o mesmo e os vários jogos e aplicativos que milhões de usuários espalhados pelo mundo desenvolvem para serem totalmente gratuitos.
Esperamos que você encontre em nosso site o conhecimento necessário, objetivo e na medida certa, para que possa explorar um novo conceito de liberdade na utilização do seu computador. Nós do Mundo Ubuntu, desejamos a você que seja bem-vindo e que aproveite ao máximo o nosso conteúdo!
Nota Importante: Todos os tutoriais e dicas presentes no site foram devidamente testados nas versões apresentadas nos artigos. Não nos responsabilizamos por eventuais danos causados por ações que fujam do controle, como hardware inadequado e/ou ações indevidas provocadas por negligência das mensagens de aviso.
Atualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.
Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:
Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis paradiferentes necessidades, como por exemplo: umEditor de Textos(compatível com o Word), um programa de Planilha(compatível com o Excel), um programa deApresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.
{google}
A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:
(caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)