Escrito por Mundo Ubuntu
Nesta dica demonstraremos como utilizar comandos simples para compactar e descompactar arquivos tar.gz. Comando essencial para quem acessa computadores com linux por SSH, servidores de hospedagem, ou mesmo quem aprecia o Terminal.
tar é o comando para manipular arquivos .tar. O hífen com diversas letras são parâmetros, onde cada letra significa uma função específica:
- -x (eXtract) é para extrair os dados do arquivo .tar.gz (usado apenas para descompactar).
- -c (Create) é para criar um arquivo tar (usado apenas para compactar).
- -z (gZip) é para manipular o arquivo .tar.gz em GZip.
- -v (Verbose) é para mostrar os arquivos conforme o tar os manipula. Quando estiver em uma conexão SSH lenta, você pode retirar este comando para não receber a lista completa de arquivos que foram compactados/descompactados.
- -f (File) é para definir que estamos trabalhando com arquivos, e não com uma fita ou outro dispositivo.
Descompactando um arquivo tar.gz
1. Acesse o diretório que possui o arquivo;
2. Digite o comando:
tar -xzvf arquivo.tar.gz
Compactando um arquivo tar.gz
1. Acesse o diretório onde se encontra o arquivo ou o diretório que deseja compactar;
2. Digite o comando:
tar -czvf arquivo.tar.gz pasta

Origem da Palavra Ubuntu
02 de Julho de 2012

Tux Paint é um aplicativo educacional, que ensina as crianças a desenhar no computador. Apresenta ferramentas simples de desenhos, é divertido e muito fácil de usar, o que incentiva o desenvolvimento criativo das crianças.
Nesta matéria vamos explicar passo a passo como criar um pendrive de boot com o Ubuntu 12.04, para que você possa instalar ou apenas testar a última versão do Ubuntu em seu computador.
Nesta matéria, vamos explicar passo a passo como criar no próprio Ubuntu um pendrive de boot com o Ubuntu 12.04, para que você possa instalar em outra máquina ou reinstalar a última versão do Ubuntu em seu computador.
