Aplicativos na Inicialização do UbuntuVeja nesta dica que colocar aplicativos na inicialização do Ubuntu é tão fácil como no Windows!

Você pode até pensar que rodar programas na inicialização do Ubuntu requer conhecimentos de comandos Linux ou uma grande dose de paciência. Saiba que no Ubuntu, assim como no Windows, basta alguns cliques para possibilitar que seus programas preferidos sejam carregados na inicialização do sistema.

Esta dica é ótima para permitir que programas de mensagens instantâneas, conectores de redes sociais e qualquer outro de sua preferência sejam abertos logo quando você ligar seu computador.

Para iniciar, você deve primeiramente conhecer o comando de abertura do programa que deseja colocar para iniciar automaticamente. Para isso, você pode consultar a documentação do programa que deseja colocar na inicialização, ou mesmo pode tentar abri-lo pelo Terminal (para abrir o terminal, pressione as teclas Ctrl + Alt + T), preenchendo parte de seu nome e pressionando a tecla Tab para que o comando seja automaticamente completado, exemplo: para verificar o Calc do LibreOffice, preencha libre e pressione tab para que o terminal complete o comando.

Bom, todo este procedimento parece difícil, não é mesmo? Para facilitar, o Mundo Ubuntu preparou uma lista dos comandos de abertura dos principais programas que podem ser colocados na inicialização:

Nome do AplicativoComandoNome do AplicativoComando
LibreOffice Calc libreoffice --calc Firefox firefox
LibreOffice Writer libreoffice --writer Pasta Pessoal nautilus
LibreOffice Draw libreoffice --draw Central de Programas do Ubuntu software-center
LibreOffice Impress libreoffice --impress Filezilla filezilla
LibreOffice Math libreoffice --math Skype skype
       

Com o comando de abertura do seu programa em mãos, clique no ícone de sistema no canto superior direito da tela, e no menu que surgir, clique em Aplicativos de Sessão, conforme imagem abaixo (à esquerda). Na tela Preferências dos aplicativos de sessão, clique no botão Adicionar, conforme imagem abaixo (à direita). 

Mundo Ubuntu - Abrindo programas na Inicialização         Aplicativos de Sessão no Ubuntu

Na janela Adicionar programa inicial, preencha o nome do aplicativo conforme sua preferência e logo em seguida, preencha o comando de abertura. No exemplo, utilizamos o LibreOffice Calc

Aplicativos de Sessão (Inicialização)

Seguindo desta forma, assim que você reiniciar seu Ubuntu (ou sua sessão), já poderá ver os resultados!

Related Post

  • Instalação do Ubuntu 11.10 com Windows

    08/02/2012 22h00

    Instalação do Ubuntu 11.10 com WindowsNesta nossa primeira matéria, vamos desvendar os segredos da instalação do Ubuntu 11.10 em uma máquina com o Windows instalado.

    Instalação do Ubuntu 12.04.1 em PC sem Sistema Operacional

    01/09/2012 21h00

    Instalação Única do Ubuntu 12.04.1Iremos explicar como você deverá proceder para instalar o Ubuntu 12.04.1 em um computador sem sistema operacional (instalação única do Ubuntu). Você irá precisar de um CD/DVD ou pendrive de instalação do Ubuntu 12.04.1 que tenha a função de boot (inicialização) e um PC com as configurações necessárias.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2022 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.