Um guia não oficial de 231 páginas para iniciantes do Ubuntu, de autoria de Carlos Eduardo do Val, abordando os principais aspectos do sistema operacional Linux Ubuntu.
Depois de baixar a apostila e quiser obter mais informações sobre o Ubuntu, recomendados a leitura do nosso artigo "Curiosidades do Ubuntu".
Atualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.
Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:
Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis paradiferentes necessidades, como por exemplo: umEditor de Textos(compatível com o Word), um programa de Planilha(compatível com o Excel), um programa deApresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.
{google}
A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:
(caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)
Um guia não oficial de 231 páginas para iniciantes do Ubuntu, de autoria de Carlos Eduardo do Val, abordando os principais aspectos do sistema operacional Linux Ubuntu.