A partir de hoje, 26 de abril de 2018, você já poderá fazer o download da versão final e estável do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Trata-se de uma versão LTS (Long Term Suport - "suporte de longo prazo"), o que significa que a Canonical dará suporte a esta distribuição durante os próximos 5 anos.
A Canonical, empresa desenvolvedora do Sistema Operacional Ubuntu, irá dar suporte à versão 18.04 LTS até o ano de 2023! A última versão LTS do Ubuntu era a 16.04, portanto a atualização torna-se obrigatória.
Desde a versão 16.04 LTS, o Ubuntu vem passando por inúmeras alterações importantíssimas ao longo dos últimos anos. O Ubuntu 18.04 LTS chega apresentando um conjunto de alterações gráficas expressivas, tornando-o ainda mais um sistema operacional leve, rápido, intuitivo, estável, seguro e com um aspecto bem agradável!
Principais novidades presentes no Ubuntu 18.04 LTS
- Desde a versão 17.10 as alterações mais significativas foram ao nível da barra de topo, na doca, no Widget do calendário e notificações, etc.
- Ao nível do gestor de autenticações, o LightDM substituiu o GDM e, como já é sabido há algum tempo (desde a versão 17.10 “Artful Aardvark”), o GNOME Shell substituiu a interface Unity.
- No instalador do Ubuntu 18.04 LTS você encontrará disponível a opção de instalação normal (instalação completa do sistema) ou mínima (instalação dos principais programas - ambiente de desktop mínimo com um navegador e utilitários).
- Recurso Live Patching, que permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem que o usuário precise reiniciar o sistema.
- Kernel 4.15 com os últimos patches de segurança, novos recursos, estabilidade e muito mais (com o kernel atualizado, será muito mais fácil o hardware do seu computador ser reconhecido rapidamente!).
- Coleta de dados e relatório de problemas: a Canonical agora irá coletar dados de uso anônimos, que tornará público em seu site e usará para melhorar o Ubuntu (nas configurações, você poderá desligar esse recurso).
- Suporte para emoji coloridos em vários aplicativos suportados, sem precisar instalar nada.
- Instalação mais rápida com a implementação da compressão zstd para acelerar a instalação do sistema.
- Gnome foi atualizado para a versão 3.28. O Gnome Shell passa a suportar Thunderbolt 3.
- Python 2 deixa de vir instalado por omissão.
- OpenSSH apenas funciona com chaves superiores a 1024 bits.
- No Ubuntu 18.04 LTS, o servidor de exibição padrão ainda é o Xorg.
- App calendário passa a suportar previsão do tempo.
- O Ubuntu 18.04 LTS não oferece mais imagens ISO de 32 bits.
- Suíte de aplicativos livre para escritório LibreOffice 6.0.
Faça o download do arquivo ISO do novo Ubuntu 18.04.2 LTS agora mesmo, clicando no botão abaixo:
Gostaria de saber como testar ou instalar o Ubuntu 18.04 LTS no seu computador? Então, veja como criar um pendrive de inicialização (Live USB) do Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver", clicando no seguinte link abaixo: