Nós, estusiastas do software livre e de código aberto, temos o prazer de anunciar que o LibreOffice 6.0, a versão mais recente da suíte de aplicativos de escritório extremamente popular, foi baixado cerca de 1 milhão de vezes em duas semanas. Isso mesmo!
Estatísticas compartilhadas pela The Document Foundation, a empresa que supervisiona o desenvolvimento do LibreOffice, revelam que o aplicativo de escritório gratuito obteve 969.108 downloads desde o lançamento em 31 de janeiro de 2018.
Isso é quase 1 milhão de downloads do LibreOffice 6.0 em duas semanas, e estamos falando apenas da versão 6.0, pois os downloads do LibreOffice 5.4.4 mais antigos e com destino a empresas não estão incluídos na estatística.
Com sua UI de Ribbon experimental, compatibilidade aprimorada com documentos do Microsoft Office e novos recursos como a exportação do ePub, o LibreOffice certamente continuará encontrando novos fãs no futuro.
Veja abaixo outros números compartilhados pelaThe Document Foundationnas últimas duas semanas:
661.539 visitas ao site
252.495 visitas ao anúncio do blog
3.500 doações desde o dia do lançamento
80.516 visualizações do vídeo de lançamento
87.358 impressões do anúncio no Twitter
217 + 1s no anúncio do Google+
Se você ainda não experimentou a nova versão, o que você está esperando?
Nós, do Mundo Ubuntu e toda comunidade GNU/Linux, parabenizamos os desenvolvedores do LibreOffice 6.0 por ter alcançado 1 Milhão de Downloads em apenas 14 dias!
Atualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.
Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:
Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis paradiferentes necessidades, como por exemplo: umEditor de Textos(compatível com o Word), um programa de Planilha(compatível com o Excel), um programa deApresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.
{google}
A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:
(caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)
Você irá acompanhar neste artigo, um pequeno exemplo de uma planilha de "Médias do Curso de Informática". Nosso objetivo é expor para você as semelhanças do LibreOffice Calc (gratuito) com o então Microsoft Excel (pago).