Agora o Linux está dominando 100% dos 500 supercomputadores mais velozes do planeta! O sistema operacional Ubuntu, que é construído a partir do núcleo Linux, está presente em 5 deles!
Sim, é isso mesmo! De acordo com as estatísticas atuais do Projeto TOP500, onde é publicada uma lista semestral dos mais poderosos sistemas informáticos disponíveis no mundo, neste exato momento, o Linux encontra-se gerenciando todos os 500 supercomputadores mais rápidos e potentes de que se tem notícia.
Como sabemos, o código fonte do Linux está disponível na internet e é licenciado sob os termos da GPL (Licença Pública Geral), ou seja, qualquer pessoa pode baixar, copiar, distribuir e modificar o seu código fonte livremente. Portanto, a maioria dessas máquinas não estão executando uma distribuição padrão de desktop como conhecemos e sim uma versão totalmente personalizada e especializada do Linux.
Mas 134 supercomputadores apresentam distribuições bem populares:
- 5 executam o Ubuntu;
- 20 executam o Red Hat Enterprise Linux (RHEL);
- 109 executam o CentOS (a versão grátis do RHEL).
O supercomputador mais rápido do mundo é o Sunway TaihuLight da China, que apresenta mais de 650 mil processadores, executa uma versão personalizada do Linux chamada "Sunway RaiseOS", possui uma velocidade de processamento de 93 petaflops (equivalente a 2 milhões de notebooks trabalhando de uma só vez!).
Mas para os próximos anos os chineses esperam que a máquina fique até 33% mais rápida, aumentando sua velocidade de processamento para mais de 120 petaflops.
Temos atualmente todos os 500 supercomputadores executando o Linux, não existindo assim nenhuma máquina com o Windows.