O novo Ubuntu 17.10 "The Artful Aardvark" (O Porco-da-Terra), cujo lançamento se deu no dia 19 de outubro de 2017, está repleto de novidades! A mais expressiva encontramos na Área de Trabalho (Desktop)!
A empresa Canonical, desenvolvedora do sistema operacional Ubuntu, resolveu, finalmente, abandonar a interface gráfica Unity e voltar às origens com a interface gráfica GNOME Shell (GNOME 3) no Ubuntu 17.10.

Além de abandonar a interface Unity, a Canonical anuncia também a queda do servidor gráfico Mir e a utilização do Wayland no lugar do mesmo. O Wayland é um servidor gráfico muito mais preparado para servir de base para que as aplicações possam oferecer interfaces leves, rápidas e modernas.
O novo "Ubuntu Dock" é um gerenciador de tarefas e um iniciador de aplicativos, que mostra ícones para as janelas de programas em execução. Tanto o Ubuntu Dock quanto a Barra Superior (Top Bar) são semitransparentes, o que acrescenta uma boa apresentação visual. Clique no ícone "Mostrar aplicativos" (grade pontilhada localizada na parte inferior do Ubuntu Dock) para abrir uma tela mostrando alfabeticamente e ordenados em páginas roláveis os programas disponíveis.

Uma outra alteração significativa é a volta dos botões de controle da janela (minimizar, maximizar/restaurar e fechar) para a direita.

A instalação do Ubuntu 17.10 inclui a versão mais recente da maioria dos aplicativos, veja alguns: LibreOffice 5.4 (Suíte de Escritório), Mozilla Firefox 56 (Navegador de Internet), Mozilla Thunderbird 45 (Cliente de E-mail), Rhythmbox 3.4.2 (Tocador/Reprodutor e Organizador de Áudio), entre outros.
Uma ou
tra novidade muito boa é a detecção automática de dispositivos Bluetooth! Agora não será mais necessário acessar as configurações e selecionar manualmente o tipo de dispositivo, pois o Ubuntu 17.10 irá fazer o processo de configuração automaticamente.
Nova Tela de Bloqueio exige que você pressione uma tecla para digitar a senha.

Download do Ubuntu 17.10 Artful Aardvark
Observação: o download do Ubuntu 17.10 está disponível apenas em versão 64 bits. Se você utiliza o Ubuntu 16.04 LTS ou 17.04 ambos de 32 bits, poderá fazer a atualização para o 17.10 em 32 bits (compatibilidade comprovada em testes). A atualização para o Ubuntu 17.10 a partir do Ubuntu 14.04.5 LTS ou Ubuntu 16.10 não é recomendada, pois pode ocasionar quebra de pacotes e até do sistema.
Veja abaixo uma foto da equipe da Canonical, pressionando a tecla Enter para liberar o Ubuntu 17.10 na manhã do dia 19 de outubro de 2017!

Para baixar o Ubuntu 17.10 (64-bit), basta clicar no botão abaixo para obter a imagem ISO mais recente diretamente dos servidores Ubuntu.

Origem da Palavra Ubuntu
02 de Julho de 2012

Se você também acha irrelevante aquelas propagandas da Amazon que insistem em aparecer no Unity todas as vezes que fazemos uma pequena busca na Dashboard, com certeza irá gostar desta dica simples, que lhe trará sossego e mais agilidade em suas buscas no Unity do Ubuntu.
Com apenas um comando, você poderá verificar detalhes de sua placa de vídeo e se todos os recursos 3D estão disponíveis para o Unity.

