O novo Ubuntu 17.10 "The Artful Aardvark" (O Porco-da-Terra), cujo lançamento se deu no dia 19 de outubro de 2017, está repleto de novidades! A mais expressiva encontramos na Área de Trabalho (Desktop)!
A empresa Canonical, desenvolvedora do sistema operacional Ubuntu, resolveu, finalmente, abandonar a interface gráfica Unity e voltar às origens com a interface gráfica GNOME Shell (GNOME 3) no Ubuntu 17.10.
Além de abandonar a interface Unity, a Canonical anuncia também a queda do servidor gráfico Mir e a utilização do Wayland no lugar do mesmo. O Wayland é um servidor gráfico muito mais preparado para servir de base para que as aplicações possam oferecer interfaces leves, rápidas e modernas.
O novo "Ubuntu Dock" é um gerenciador de tarefas e um iniciador de aplicativos, que mostra ícones para as janelas de programas em execução. Tanto o Ubuntu Dock quanto a Barra Superior (Top Bar) são semitransparentes, o que acrescenta uma boa apresentação visual. Clique no ícone "Mostrar aplicativos" (grade pontilhada localizada na parte inferior do Ubuntu Dock) para abrir uma tela mostrando alfabeticamente e ordenados em páginas roláveis os programas disponíveis.
Uma outra alteração significativa é a volta dos botões de controle da janela (minimizar, maximizar/restaurar e fechar) para a direita.
A instalação do Ubuntu 17.10 inclui a versão mais recente da maioria dos aplicativos, veja alguns: LibreOffice 5.4 (Suíte de Escritório), Mozilla Firefox 56 (Navegador de Internet), Mozilla Thunderbird 45 (Cliente de E-mail), Rhythmbox 3.4.2 (Tocador/Reprodutor e Organizador de Áudio), entre outros.
Uma outra novidade muito boa é a detecção automática de dispositivos Bluetooth! Agora não será mais necessário acessar as configurações e selecionar manualmente o tipo de dispositivo, pois o Ubuntu 17.10 irá fazer o processo de configuração automaticamente.
Nova Tela de Bloqueio exige que você pressione uma tecla para digitar a senha.
Download do Ubuntu 17.10 Artful Aardvark
Observação: o download do Ubuntu 17.10 está disponível apenas em versão 64 bits. Se você utiliza o Ubuntu 16.04 LTS ou 17.04 ambos de 32 bits, poderá fazer a atualização para o 17.10 em 32 bits (compatibilidade comprovada em testes). A atualização para o Ubuntu 17.10 a partir do Ubuntu 14.04.5 LTS ou Ubuntu 16.10 não é recomendada, pois pode ocasionar quebra de pacotes e até do sistema.
Veja abaixo uma foto da equipe da Canonical, pressionando a tecla Enter para liberar o Ubuntu 17.10 na manhã do dia 19 de outubro de 2017!
Para baixar o Ubuntu 17.10 (64-bit), basta clicar no botão abaixo para obter a imagem ISO mais recente diretamente dos servidores Ubuntu.