Ao criar um site, especialmente um que funcione como loja virtual, existe uma série de detalhes que devem ser levadas em consideração. Alguns deles é a escolha de uma boa plataforma, template responsivo e um bom serviço de hospedagem de sites.
No entanto, é importante estar atento para um aspecto que é fundamental para o êxito do seu negócio: o atendimento. E é pensando nisso que hoje em dia você pode contar com as chamadas ferramentas de chat online.
Sabe quando você acessa um site e aparece um pop-up “fale comigo”? Esse é um recurso que as ferramentas de chat online disponibilizam para proporcionar um melhor atendimento e completa interação com o visitante ou possível cliente.
Com isso, estas ferramentas possibilitam que o visitante permaneça no site por mais tempo, pois por meio do chat ele pode sanar qualquer dúvida por ali mesmo, sem necessitar recorrer a um telefone ou ao envio de e-mail. Além disso, a sensação de que ele não está sozinho o mantém focado na visitação, facilitando o processo de venda.
Chats online facilitam o atendimento
Imagine que você investe (ou pretende investir) em uma loja virtual. Você já deve saber que na receita para um site de qualidade uma boa hospedagem de site faz parte dos ingredientes.
E em se tratando de e-commerce, é importante que seja uma hospedagem Cloud ou até mesmo uma hospedagem VPS, que são dois exemplos de serviços capazes de suportar o elevado volume de tráfego que normalmente esse projeto web traz.
Todos esses recursos conferem para o seu site melhor desempenho e segurança, porém o seu site vai render o esperado quando contar também com uma ferramenta de chat online para melhorar o atendimento.
Logo abaixo listamos algumas das ferramentas de chat online mais conhecidas e usadas em vários sites e e-commerces.
LiveZilla!
É a opção Opensource de nossa lista. De todas as opções mencionadas neste artigo, é a única que você poderá instalar e seu próprio servidor de hospedagem e então incluir um plugin em seu site para iniciar as conversas.
Para sua equipe responder os chats dos visitantes, existem Apps para Windows, Mac OS X e Linux (Ubuntu e outras distribuições baseadas em pacotes .deb), além de Apps para Android e iOS, que podem ser baixados nas respectivas lojas.
O único contra desta modalide de instalação em servidor próprio, é que você mesmo terá que aplicar as atualizações, sob a pena dos Apps pararem de funcionar, pois estes serão atualizados automaticamente pelos sistemas operacionais e/ou lojas de aplicativos.
JivoChat
É hoje em dia uma das mais utilizadas no mercado. Ela é bastante versátil e você pode optar pela versão gratuita ou pela versão paga. Independente do plano escolhido, o acesso web do serviço traz todas as funcionalidades e pode ser usado normalmente no Ubuntu, através do navegador Mozilla Firefox ou mesmo o Google Chrome.
No caso de lojas virtuais, o JivoChat permite que o empreendedor tenha a possibilidade de permanecer conectado 24 horas na sua loja, reduzindo a perda de vendas.
E lembre-se que atender o seu cliente em tempo hábil significa que o seu negócio não será citado de forma negativa em canais de avaliação na internet. Recomendações ruins prejudicam muito a sua marca.
Entre as principais características do JivoChat convém mencionar o atendimento a vários aplicativos. Ou seja, por meio dele é possível manter contato com pessoas que entraram em contato por meio de Facebook Messenger, Telegram ou outro serviço.
E é impossível não citar também a possibilidade de conversar de forma simultânea com 5 clientes, proporcionando com isso mais agilidade para o seu atendimento.
Outra vantagem é que o JivoChat apresenta um painel de controle intuitivo, em português e conta também com um suporte técnico disponível em tempo integral.
Na versão paga, o JivoChat traz mais algumas vantagens interessantes, tais como integração com o Facebook, informações completas acerca dos visitantes, integração com o Google Analytics e mais uma série de benefícios.
Casengo
Apesar do Casengo possuir uma versão gratuita que dura por poucos dias, vários dos seus recursos compensam o investimento. Inclusive um dos seus recursos que saltam aos olhos de quem tem e-commerce é a sua integração com o WhatsApp.
Além disso, se você conta com um site Wordpress, o Casengo apresenta recursos que podem ser integrados facilmente com o WooCommerce, o famoso plugin para loja online que o Wordpress apresenta.
Outra vantagem dessa ferramenta é o número ilimitado de pessoas que você pode colocar para atender os seus clientes, o que significa mais praticidade para o seu atendimento e mais clientes em contato.
Zendesk
Essa ferramenta apresenta uma versão gratuita, mas se o seu site é mais robusto e de grande porte, vale a pena investir na versão paga.
Entre os seus benefícios convém destacar os seus aplicativos destinados a atender via Android e IOS. Dessa maneira você pode atender os seus visitantes ou por computador, ou por meio de dispositivos móveis.
Além disso, o Zendesk permite o banimento de visitantes indesejáveis que acessam o seu site.
Olark
Essa ferramenta disponibiliza informações relevantes acerca dos visitantes que acessam a sua loja online, sinalizando quem está conectado e quais os produtos eles estão inserindo no carrinho de compras.
Outros recursos do Olark que são bem-vindos compreendem a possibilidade de criar grupos de atendimento por setor e também uma boa integração com o Google Analytics.
Inclusive, integração é o forte do Olark. Logo ao ativar a conta no serviço, você poderá aplicar as integrações, que vão desde o Slack ou Google Analytics até o MailChimp, JIRA ou mesmo o SugarCRM.
Definitivamente, o Olark é uma plataforma intuitiva e conta com bons recursos de comunicação com os seus visitantes.
Conclusão
Ter uma boa plataforma de site ou loja virtual, efetuar o registro de domínio e uma boa hospedagem para o seu site são requisitos benéficos para o seu projeto web.
Entretanto, eles se tornarão ainda mais eficientes diante de um bom atendimento, principalmente se a atenção ao cliente ocorrer em tempo real.
Por isso, quando o assunto é atendimento de qualidade em seu site, vale a pena conhecer e investir nessas ferramentas de chat online. Uma dica final é começar com algum dos serviços que permite a criação uma conta grátis, ou tenha um bom tempo de avaliação. Assim, você poderá se certificar da qualidade da ferramenta e de sua importância para seu projeto.