Arquitetos, engenheiros civis, tecnólogos em edificações, engenheiros mecânicos e urbanistas também podem usar o sistema Linux em vez do AutoCAD, o FreeCAD!
O FreeCAD é um software desenvolvido para funcionar como outros programas de sucesso, como SolidWorks, Catia e Solid Edge, sempre com foco na simulação dinâmica.
Com o FreeCAD podemos criar peças com precisão mecânica, bem como desenhos e projeções das peças criadas, permitindo a criação de projetos completos e profissionais.
FreeCAD é um aplicativo de modelagem paramétrica 3D CAD/CAE voltado principalmente para projeto mecânico, mas também serve para todos os outros usos onde você precisa modelar objetos 3D com precisão e controle sobre o histórico de modelagem.
Acessível, flexível e integrado
O FreeCAD é um software multiplataforma (Windows, Mac e Linux), altamente personalizável e extensível. Ele lê e grava em vários formatos de arquivos abertos, como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e muitos outros, tornando possível integrá-lo perfeitamente ao seu fluxo de trabalho.
INSTALAÇÃO DO FREECAD 0.18 NO UBUNTU 18.04 LTS
1)- Adicione o repositório necessários usando o seguinte comando:
Uma vez feito isso, você deve ir ao seu painel e procurar por "FreeCad". Quando o ícone do aplicativo aparecer na tela, clique nele para abri-lo e iniciá-lo.
Atualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.
Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:
Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis paradiferentes necessidades, como por exemplo: umEditor de Textos(compatível com o Word), um programa de Planilha(compatível com o Excel), um programa deApresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.
{google}
A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:
(caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)
Quinta-feira, 26/04/2012 às 14h30, por Paulo Graveheart, Redação iMasters
Depois das versões de teste de sempre, o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecer as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse.
Edição do dia 10/06/2010 21h41, por JN (Jornal Nacional)
Os repórteres Renato Ribeiro e Edu Bernardes mostram em imagens e texto o que significa essa palavra usada em muitos países africanos. É exatamente o que a África deseja transmitir ao mundo durante a Copa.