Nesta dica, habilitamos e configuramos o Ubuntu One, o serviço de armazenamento na nuvem da Canonical Inc. Veja como tirar o máximo proveito desta poderosa ferramenta, que integra computadores, celulares e tablets, mesmo com outros sistemas móveis, como o iOS e o Android.
Ubuntu One é um serviço de armazenamento de arquivos na internet, lançado em abril de 2009 e que em cada versão do Ubuntu vem com novidades e melhorias solicitadas pela comunidade.
Atualmente conta com um espaço para armazenamento com 5GB gratuitos e possibilidade de adicionar mais espaço por um excelente preço.
Para iniciar o uso, basta clicar no ícone que fica no lançador, como na imagem ao lado.
Na primeira utilização, o Ubuntu One solicita seus dados de acesso, que pode ser entrar com uma conta existente ou então criar uma nova conta.
Para o nosso exemplo, criaremos uma nova conta. Note que apenas alguns poucos dados são necessários para começar a usar o serviço.
Após o cadastro de uma nova conta ou login em uma conta existente, o assistente irá mostrar suas pastas já existentes no Ubuntu One, para que estas sejam adicionadas em seu computador. Caso seja seu primeiro uso, apenas a pasta padrão (Ubuntu One) aparecerá. Basta clicar em Avançar.
Na tela seguinte, o assistente solicitá quais pastas de seu computador devem ser sincronizadas na nuvem. A escolha deve ser realizada com base no espaço disponível para armazenamento no serviço. Abaixo mostramos uma dica ;-)
Após a sincronizção terminar, esta é a tela que você verá todas as vezes que clicar no ícone do Ubuntu One no lançador. Também é possível acompanhar a sincronização de arquivos grandes e pastas com muitos arquivos, além de explorar localmente as pastas sincronizadas.