Busque, baixe e compartilhe arquivos de música, vídeo, imagem e vários programas na internet. O aMule é um software de compartilhamento de arquivos ponto-a-ponto - P2P ("peer-to-peer"), criado para conectar-se às redes eDonkey e Kad. O aMule é uma versão do conhecidíssimo eMule do Windows.
O aMule possui muitos recursos, alguns deles herdados do cliente eMule, como:
- Utilizar Identificação Segura de Usuário;
- Filtro de Protocolo de Internet (IP);
- Controle de Acesso Remoto;
- Pré-Visualização de Arquivos;
- Suporte a Proxy, entre outros.
Na primeira vez que você executar o aMule, uma caixa de diálogo irá se abrir informando que você não tem nenhum servidor na lista. Clique no botão Sim para atualizar a lista de servidor.
Você deverá configurar o seu player preferido para um preview (pré-visualização) dos arquivos de áudio e vídeo, que estão sendo baixados pelo aMule. Clique em Preferências, opção Geral e em Player de Vídeo clique no botão Procurar e selecione o seu preferido em /usr/bin. No nosso caso escolhemos o VLC, cujo comando foi: /usr/bin/vlc. Veja na imagem abaixo como ficou a nossa configuração:
Como achar os arquivos que foram baixados pelo aMule? Na sua pasta pessoal /home/seu-nome, pressione as teclas Ctrl+H, pois a pasta é oculta, e procure pela pasta .aMule (o ponto na frente do nome da pasta significa que ela é oculta). Abra e encontrará a pasta Incoming (é nesta pasta que os arquivos baixados ficam armazenados).
Vamos para a instalação do programa:
Caso você esteja no Ubuntu 11.04 ou superior, clique aqui para iniciar a instalação pela Central de programas do Ubuntu automaticamente, ou então procure por "amule" na Central de Programas do Ubuntu.
Se o seu Ubuntu for o 10.10 ou inferior e você não sabe como instalar, então acesse o nosso tutorial: "Como instalar programas e jogos via Central de Programas do Ubuntu?".
Usufrua deste excelente Compartilhador de Arquivos P2P!