lubuntu1710 iconO Lubuntu é um sistema operacional muito eficaz, que foi projetado para quem tem um computador lento e com poucos recursos de hardware! O nome Lubuntu é uma combinação do LXDE com o Ubuntu. O LXDE significa "Lightweight X11 Desktop Environment", enquanto o Ubuntu significa "sou o que sou pelo que nós somos".

screenshot1

Mesmo sendo projetado para computadores antigos (processadores fracos e com pouca memória RAM), o Lubuntu pode ser tranquilamente instalado em hardware moderno!

Lubuntu é um bom sistema operacional para muitos computadores antigos, mas não para todos eles. Alguns computadores têm pouca potência ou memória. Uma regra de ouro é que o computador não deve ter mais de 10 anos (embora alguns computadores antigos também funcionem). Veja abaixo os requisitos de sistema que o Lubuntu exige:
notebook lubuntu

  • Memória (RAM): para serviços de internet avançados como Google+, YouTube, Google Drive e Facebook, seu computador precisa de pelo menos 1 GB de RAM. Para programas locais como o LibreOffice e os hábitos de navegação simples, seu computador precisa de pelo menos 512 MB de RAM.
  • Processador (CPU): a especificação mínima para CPU é Pentium 4 ou Pentium M ou AMD K8.  Os processadores mais antigos são muito lentos e o AMD K7 tem problemas com o vídeo Flash.

Como vamos mostrar o passo a passo da instalação do Lubuntu 17.10 executando seu teste com o Live USB, aconselhamos primeiramente que você veja o nosso artigo "https://mundoubuntu.com.br/sobre/sobre-o-ubuntu/57-areas-de-trabalho/358-lubuntu-17-10-live-usb-screenshot-tour", pois a preparação da instalação requer a criação de um pendrive de inicialização (boot) com a utilização do programa Rufus.

Faça o download do Lubuntu

Obs.: para computadores com 4 GB de memória RAM ou mais, aconselhamos a utilização da plataforma 64 bits.

Instalação do Lubuntu

Siga os seguintes passos abaixo:

Passo 1- Dê dois cliques rápidos no ícone "Instalar o Lubuntu 17.10".

icon instalar lubuntu

Passo 2- Escolha o idioma "Português do Brasil" e clique no botão "Continuar".

idioma install lubuntu

Passo 3- Marque as duas caixas de seleção para instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (MP3, flash, MPEG etc). Após a seleção, clique no botão "Continuar".

atualiza lubuntu install

Passo 4- Estamos instalando o Lubuntu 17.10 em um computador que tem o Windows 10 e o Ubuntu 16.04.4 LTS em dual boot. Veja que estamos marcando a opção "Atualizar o Ubuntu 16.04.4 LTS para Lubuntu 17.10", mas se você tivesse apenas o Windows, a opção seria "Instalar Lubuntu ao lado do Windows". Clique no botão "Instalar agora".

tipo install lubuntu

Passo 5- Selecione o seu fuso horário e clique no botão "Continuar".

fuso install lubuntu

Passo 6- Escolha o layout do seu teclado. Observe que existe um campo logo abaixo para que você faça os testes!

teclado install lubuntu

Passo 7- Defina um username, password, nome da máquina e clique no botão "Continuar".

credenciais lubuntu install

Passo 8- Quando terminar todo o processo de instalação, clique no botão "Reiniciar agora".

Related Post

  • Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark) - Live USB - Screenshot Tour

    Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark) - Live USB - Screenshot Tour

    02/03/2018 21h00

    lubuntu1710 iconO Lubuntu é uma distribuição Linux baseado no popular Ubuntu. É um sistema operacional rápido e que apresenta um ambiente muito leve, que não exige recursos avançados de hardware para o seu funcionamento, ou seja, é indicado para computadores antigos e até os mais recentes.

    Este artigo foi elaborado com o intuito de mostrar a criação de um Live USB do Lubuntu 17.10 e algumas screenshots (capturas de tela), para que você possa testar o sistema operacional Lubuntu sem a necessidade de instalá-lo no disco rígido (HD).

    {google}

    PROCEDIMENTOS

    1)- Faça o download do Lubuntu 17.10, clicando em uma das arquiteturas (32 bits ou 64 bits) abaixo:

    Obs.: se o seu computador tiver 4 GB de memória RAM ou mais, aconselhamos que você baixe a image de 64 bits.

    2)- Faça agora o download do programa Rufus, para a criação do Live USB:

    3)- Execute o Rufus, insira um pendrive na unidade USB, clique no botão "Selecionar uma imagem ISO...", procure e selecione o arquivo baixado do Lubuntu, clique no botão "Abrir" e depois no botão "Iniciar". Quando terminar e aparecer a mensagem "PRONTO", clique no botão "Fechar".

    rufus usb lubuntu

    4)- Mantenha o pendrive na unidade USB, reinicie o computador e fique pressionando a tecla <F10> para entrar no Menu de Inicialização (Boot Menu). No Menu de Inicialização, selecione a entrada correspondente a seu pendrive USB e pressione a tecla "Enter".

    boot menu

    5)- Escolha a opção "Experimentar o Lubuntu sem instalar" e não esqueça de escolher a linguagem "Português do Brasil".

    experimentar lubuntu

    {google}

    SCREENSHOTS DO LUBUNTU 17.10

    screenshot1

    screenshot2

    screenshot4

    screenshot3

    screenshot5

    Gostou do Lubuntu 17.10 e gostaria de instalá-lo no disco rígido (HD)? Então, veja o nosso artigo "".

    Aprenda a instalar o Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

    03/03/2018 21h00

    lubuntu1710 iconO Lubuntu é um sistema operacional muito eficaz, que foi projetado para quem tem um computador lento e com poucos recursos de hardware! O nome Lubuntu é uma combinação do LXDE com o Ubuntu. O LXDE significa "Lightweight X11 Desktop Environment", enquanto o Ubuntu significa "sou o que sou pelo que nós somos".

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2018 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.