freecad logoArquitetos, engenheiros civis, tecnólogos em edificações, engenheiros mecânicos e urbanistas também podem usar o sistema Linux em vez do AutoCAD, o FreeCAD!

freecad artigo1

O FreeCAD é um software desenvolvido para funcionar como outros programas de sucesso, como SolidWorks, Catia e Solid Edge, sempre com foco na simulação dinâmica.

Com o FreeCAD podemos criar peças com precisão mecânica, bem como desenhos e projeções das peças criadas, permitindo a criação de projetos completos e profissionais.

freecad artigo2

FreeCAD é um aplicativo de modelagem paramétrica 3D CAD/CAE voltado principalmente para projeto mecânico, mas também serve para todos os outros usos onde você precisa modelar objetos 3D com precisão e controle sobre o histórico de modelagem.

Acessível, flexível e integrado

O FreeCAD é um software multiplataforma (Windows, Mac e Linux), altamente personalizável e extensível. Ele lê e grava em vários formatos de arquivos abertos, como STEP, IGES, STL, SVG, DXF, OBJ, IFC, DAE e muitos outros, tornando possível integrá-lo perfeitamente ao seu fluxo de trabalho.

freecad artigo4

INSTALAÇÃO DO FREECAD 0.18 NO UBUNTU 18.04 LTS

1)- Adicione o repositório necessários usando o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:freecad-maintainers/freecad-daily

2)- Atualize o repositório recém-adicionado usando o seguinte comando:

sudo apt-get update

3)- Atualize o dist-upgrade com a ajuda do seguinte comando:

sudo apt-get dist-upgrade

4)- E prossiga com a instalação do pacote executando o seguinte comando abaixo:

sudo apt-get install freecad-daily freecad-daily-doc

freecad artigo3

Uma vez feito isso, você deve ir ao seu painel e procurar por "FreeCad". Quando o ícone do aplicativo aparecer na tela, clique nele para abri-lo e iniciá-lo.

freecad artigo5

Related Post

  • Breve Introdução ao Ubuntu

    30/04/2014 21h00

    Sobre o UbuntuAtualmente o Ubuntu está entre as mais populares distribuições Linux. Uma distribuição Linux nada mais é do que vários programas já incluídos no CD de instalação, objetivando suprir as principais necessidades dos usuários, ou seja, os usuários não precisarão se preocupar em adquirir e instalar programas essenciais posteriormente, pois existe uma infinidade deles que são encontrados em diferentes distribuições e voltados de acordo com o perfil do usuário. Como o Linux é um sistema operacional de código aberto e totalmente livre, você pode baixar, instalar em vários computadores e até dar uma cópia do arquivo para um amigo, sem que isso se constitua em pirataria, portanto, qualquer usuário ou empresa poderá modificar ou criar sua própria distribuição.

    Veja abaixo uma imagem da tela do sistema operacional Ubuntu:

    Sobre o Ubuntu

    Observe a janela do LibreOffice. O nome LibreOffice é atualmente adotado em substituição de BrOffice, que é um conjunto de programas para escritório, assim como o Microsoft Office. Nela você encontra vários programas úteis para diferentes necessidades, como por exemplo: um Editor de Textos (compatível com o Word), um programa de Planilha (compatível com o Excel), um programa de Apresentação (compatível com o PowerPoint), etc. Tudo isso e muito mais sem você colocar a mão no bolso para adquiri-los, pois os mesmos já são instalados durante a instalação! Vários outros programas podem ser instalados pela Internet gratuitamente, dependendo das suas necessidades.

    {google}

    A empresa autora do Ubuntu e responsável por todas as outras distribuições (Edubuntu, voltada para a área educacional, por exemplo) é a Canonical, situada na África do Sul, portanto o nome Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa: "Sou o que sou pelo que nós somos". Se você for pesquisar sobre a palavra Ubuntu, encontrará diversos significados e irá perceber que todos representam a base de uma sociedade livre, aberta e generosa. Uma sociedade que preza o respeito, a partilha, a entreajuda e a confiança! Assista ao vídeo abaixo e veja o que Nelson Mandela fala sobre a palavra UBUNTU:

    (caso não esteja visualizando as legendas em português, clique no botão "CC" do player acima)

    Saiba mais sobre a palavra Ubuntu, clicando no seguinte link: "Origem da Palavra Ubuntu".

    Aproveite e faça o download de uma das versões de sua preferência do sistema operacional Ubuntu:

    * Download Ubuntu 16.04.6 LTS (The Xenial Xerus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.04.6 LTS (The Xenial Xerus) de 64 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 32 bits

    * Download Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) de 64 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 32 bits

    * Download Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) de 64 bits

    * Download Ubuntu 17.10.1 (Artful Aardvark) de 64 bits (versão Desktop com suporte somente para 64 bits)

    Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver" lançado no dia 26 de abril de 2018

    Observação: instalações do Ubuntu de 32 bits não são mais suportadas em desktops a partir do Ubuntu 17.10.

    * Download Ubuntu 18.04.4 LTS (Bionic Beaver) de 64 bits (escolha isso se você tiver um computador baseado na arquitetura AMD64 ou EM64T, por exemplo: Athlon64, Opteron, EM64T Xeon ou Core 2)

    Lembre-se: a versão de 32 bits é indicada para computadores com até 3 GB de memória RAM e 64 bits para computadores com 4 GB ou mais de memória RAM.

    * Download Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) de 64 bits

    * Download Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) de 64 bits

    * Download Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) de 64 bits

    * Download Ubuntu 20.04 (Focal Fossa) de 64 bits

    {google}

    Veja como verificar se a arquitetura do seu processador é de 32 ou 64 bits, clicando no seguinte link: "".

    Ubuntu 12.04 LTS é lançado

    25/04/2012 21h00

    Depois das versões de teste de sempre, o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecer as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse.

    Ubuntu, uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver

    09/06/2010 21h00

    Significado da Palavra UbuntuEdição do dia 10/06/2010 21h41, por JN (Jornal Nacional)

    Os repórteres Renato Ribeiro e Edu Bernardes mostram em imagens e texto o que significa essa palavra usada em muitos países africanos. É exatamente o que a África deseja transmitir ao mundo durante a Copa.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2021 - Mundo Ubuntu VPS. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.