Scribus é um aplicativo de código aberto e multiplataforma focado em Desktop Publishing e que possui versões Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows e outros. Acompanhe nosso artigo e saiba como instalá-lo!
O Scribus pode ser usado para várias tarefas: para diagramar jornais, revistas, folhetins e pôsteres de documentação técnica. Na hora de diagramar um livro, panfleto ou jornal, muitos recorrem ao Adobe InDesign, software que se tornou líder no mercado de Desktop Publishing. No Linux, há uma alternativa livre e bastante completa: Scribus, software que suporta uma grande quantidade de formatos gráficos e está disponível em mais de 20 idiomas.
Entre os recursos profissionais oferecidos pelo Scribus estão suporte a CMYK, gerenciamento de perfis ICC e separação de cores (spot colors). Além disso, é possível automatizar tarefas com scripts feitos em Python e gerar PDFs com transparência, criptografia e campos interativos.
Mudanças mais importantes:
O programa fornece uma interface de usuário intuitiva e amigável, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.
INSTALAÇÃO DA ÚLTIMA VERSÃO:
1)- Abra o Terminal (teclas Ctrl+Alt+T);
2)- Adicione o repositório do programa com o comando abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps
3)- Atualize o APT com o seguinte comando:
sudo apt-get update
4)- Finalmente, instale o programa com o seguinte comando:
sudo apt-get install scribus
DESINSTALAR O SCRIBUS:
Desinstale o repositório do programa com os comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps -r -y
sudo apt-get remove scribus --auto-remove