logo dingo1904Após seis meses do início do seu desenvolvimento, finalmente a versão estável do Ubuntu 19.04 "Disco Dingo", lançada no dia 18 de abril de 2019, está disponível para download.

ubuntu1904 artigo

Acompanhe abaixo as novidades:

1)- A Área de Trabalho do Ubuntu 19.04 "Disco Dingo" finalmente está bem mais rápida e leve. O Ubuntu 19.04 é a quarta versão do Ubuntu a ser fornecida com a Área de Trabalho do GNOME Shell. Foram feitos aprimoramentos de memória, otimizações de CPU e ajustes de animação, que se combinam para criar uma experiência de Desktop Ubuntu infinitamente mais responsiva. O GNOME 3.32 apresenta muitas melhorias, tais como: controle de intensidade de luz noturna, avatares de usuário arredondados, acesso mais rápido ao Google Drive e permissão avançada para aplicativos.

2)- O Ubuntu 19.04 vem com o lançamento do Linux Kernel 5.0 e novos drivers gráficos, que estão repletos de melhorias de alta performance! O suporte para Telas de Toque AMD FreeSync, Raspberry Pi e Criptografia Adiantum estão entre os destaques.

3)- Os drivers Mesa 19.0 estão disponíveis no Ubuntu 19.04. Este é o mais recente lançamento de desenvolvimento do popular driver de código aberto, que garante um melhor desempenho no Linux para quem utliza placas gráficas compatíveis (AMD, NVIDIA e Intel). Mesa 19.0 melhora a performance para jogadores Linux, pois apresenta muitas mudanças técnicas que devem aprimorar a experiência do jogador.

4)- Para reduzir a quantidade de downloads após a instalação do Ubuntu 19.04, os usuários que possuem computador com placa gráfica NVIDIA agora tem a opção de instalar drivers gráficos NVIDIA proprietários durante a instalação.

5)- Para quem escolher instalar o Ubuntu 19.04 em uma máquina virtual VMware, o pacote open-vm-tools (quando detectado) é instalado como parte do processo de instalação.

6)- Em relação aos drivers gráficos, uma nova opcão foi adicionada no menu Grub. Trata-se da opção "Safe Graphics Mode", cuja escolha inicializará o Ubuntu com "NOMODESET" ativado, ou seja, se você está tendo problemas com placas gráficas ou drivers gráficos, este modo será muito útil!

7)- Nova versão no Nautilus, que agora suporta "File Favouriting". Para escolher um arquivo favorito, selecione-o, clique com o botão direito e escolha a opção "Estrela". Você pode visualizar rapidamente todos os seus arquivos favoritos selecionando o favorito "Com Estrela" na barra lateral do Gerenciador de Arquivos.

8)- Novo Papel de Parede de fundo e um tema atualizado do Yaru GTK & Icon, que melhora bastante a aparência da tela de aplicativos (com aparência coesa e consistente).

ubuntu disco dingo yaru

9)- O Mozilla Firefox 66, o Thunderbird xx e o LibreOffice 6.2.2 são todos padrão. A loja Ubuntu Software foi mantida na versão 3.30, mas ainda oferece acesso aos aplicativos mais recentes da Snapcraft Store.

10)- O Ubuntu 19.04 oferece suporte a escalonamento fracionário experimental na sessão (opcional) do Wayland. Valores de escala disponíveis incluem 125%, 150% e 200%.

 fractional scaling ubuntu1904

Baixar o Ubuntu 19.04

Você pode baixar o Ubuntu 19.04 Desktop como uma imagem .ISO de 64 bits clicando no botão abaixo:

down ubuntuAlterações em breve:

  • Melhorias de desempenho
  • Opção "Modo Gráfico Seguro"
  • Tema de ícones atualizado
  • Suporte de dimensionamento fracionário
  • Arquivos Star no Nautilus
  • GNOME Shell 3.32
  • Kernel Linux 5.0
  • Extensão de ícones da área de trabalho
  • Integração Geoclue
  • Novo papel de parede