HJ Split no Ubuntu 12.10     Nesta dica mostraremos como usar o verdadeiro HJSplit para dividir e juntar partes de arquivos grandes no Ubuntu 12.10, sem a necessidade de instalação do Java ou demais programas.

     O HJ-Split é um programa simples com duas finalidades: dividir e juntar partes de arquivos grandes sem nenhum tipo de compactação, o que torna o processo muito mais rápido.

     Assim como na versão para Windows, o HJ Split não possui um instalador para Ubuntu. Você apenas baixa o programa e executa ele, ao bom e velho estilo "Portable".

 Para baixar o HJ Split, clique no link ao lado: HJ-Spllit 3.1.                    Página oficial: http://www.hjsplit.org/linux/

Quando o download terminar, vá até a pasta onde se encontra o arquivo baixado e clique com o botão direito do mouse sobre ele, indo na opção Extrair Aqui, conforme imagem abaixo (esquerda). Quando o processo terminar, entre na pasta hjsplitx e dê um duplo clique no arquivo hjsplit, conforme imagem abaixo (direita).

HJ-Split no Ubuntu 12.10   HJSplit no Ubuntu 12.10

 

     Provavelmente você está procurando este programa para unir as partes de um arquivo baixado da internet. Para isso, após baixar todas as partes do arquivo desejado em uma mesma pasta, clique no botão Join do HJ Split, conforme imagem abaixo:

HJSplit no Ubuntu 12.10

 

     Na janela que abrir, você deverá apenas escolher a primeira parte do arquivo que será unido novamente, cuja extensão sempre será 001. Para escolher, clique no botão Input file e escolha o arquivo desejado. Note que o HJSplit filtra os arquivos, mostrando apenas a parte inicial, no caso 001. No exemplo abaixo, escolhemos um filme que foi baixado em partes, selecionamos a parte 001 (tomando cuidado para deixar todas as outras partes deste mesmo filme na mesma pasta) e vamos iniciar o processo de "join" clicando no botão Start.

 Juntar arquivos no HJ-Split Linux

     Note que por padrão, o arquivo completo ("juntado"), ficará na mesma pasta que as partes.

     Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo.