Conheça a ferramenta "Boot-Repair", que com um simples clique irá recuperar o Gerenciador de Boot do Ubuntu (GRUB) após a necessidade de se ter feito uma nova instalação do Windows. O Boot-Repair é um software livre, que reinstala o GRUB danificado e recupera o acesso aos sistemas operacionais instalados de maneira simples e fácil!

 

Imagine a seguinte situação: você instala o Ubuntu em dual boot com o Windows, baixa todas as atualizações do Ubuntu e instala todos os aplicativos e jogos que mais gosta. Num certo dia, devido ao sistema Windows ter sido danificado por milhares de vírus ou ter ficado muito instável, você resolve reinstalá-lo e quando termina descobre que o GRUB, que permite a escolha do sistema Ubuntu, não aparece mais, ou seja, o sistema Windows segue seu carregamento tranquilamente sem notar a presença de um outro sistema em dual boot (Ubuntu).

O que fazer? Reinstalar o Ubuntu e perder tudo o que você havia feito? Não, pois para a nossa alegria existe uma ferramenta muito prática para a recuperação do GRUB, o Boot Repair!

Vamos ao passo a passo da sua utilização: 

1- Baixe a imagem ISO no Site oficial do Boot-Repair (escolha 32 bits ou 64 bits de acordo com a sua plataforma);

2- Crie um Live USB de inicialização (Pendrive) com a imagem ISO baixada. Para a criação do Live USB utilizamos o programa UNetbootin, baixado do Site oficial do UNetbootin;

 Boot-Repair para Ubuntu 

 

3- Ao inicializar o seu sistema com o Live USB, clique no botão de comando Recommended repair (repairs most frequent problems). Veja a imagem abaixo:

Boot-Repair para Ubuntu

 Pronto! Agora você poderá restaurar o GRUB danificado pela reinstalação do Windows de maneira bem mais fácil! Smile 

 

Related Post

  • Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.04 x Windows

    31/01/2012 22h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 11.10 x Windows

    30/04/2012 21h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 11.10 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

    Alterando a ordem de Boot do Ubuntu 12.04 x Windows

    03/05/2012 21h00

    Ordem de Boot Windows 7 e Ubuntu 11.04Nesta dica, ensinaremos como mudar a ordem de inicialização dos sistemas operacionais instalados em seu computador, deixando o Windows em primeira opção do boot e o Ubuntu 12.04 em segunda, tudo isso em 5 passos super fáceis de seguir.

Sobre o autor / Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Mundo Ubuntu

Sempre muitas dicas, tutoriais, videoaulas, apostilas, notícias e informações sobre a distribuição Ubuntu Linux

© 2012 ~ 2017 - Mundo Ubuntu. Todos os direitos reservados. A marca Ubuntu é propriedade da Canonical Ltd. Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd.